quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Promoção da saúde oral na escola

Hoje dia 27 de Outubro de 2011 veio à nossa escola a médica dentista Susana Falardo.
A doutora falou-nos da dentição de leite e definitiva.
A primeira dentição é constituída por vinte dentes, os chamados "dentes de leite".
A partir dos 6 anos de idade, os dentes de leite começam a cair de forma espontânea, sendo substituídos pelos dentes definitivos. A segunda dentição é constituída por 32 dentes.

Foi-nos explicado que existem 4 tipos de dentes:

Incisivos - Servem para cortar os alimentos.
Caninos - Servem para rasgar os alimentos.
Pré- molares - Servem para triturar os alimentos
Molares - Servem para moer os alimentos.

A nossa saúde começa na boca, por isso é tão importante escovar os dentes adequadamente duas a três vezes ao dia, com uma escova, pasta dentífrica e fio dental.
A escova deve ser substituída de 3 em 3 meses ou quando apresenta um aspeto de desgaste.
Devemos escovar os dentes com movimentos suaves e curtos. Uma escovação adequada deve durar, no mínimo, dois minutos, isto é, 120 segundos! O tempo ideal  é de 180 segundos, ou seja, três minutos.
O Gonçalo referiu que em casa costuma utilizar um temporizador para saber o tempo certo de escovagem.
À noite devemos ter ainda um cuidado redobrado na escovagem, pois os "bichinhos saem à noite para se divertirem".
 Foi ainda explicado que é muito importe termos uma alimentação saudável para prevenirmos as cáries e outras doenças.
No final foi distribuído um livrinho, um diploma e uma pastinha de dentes a cada aluno. Gostámos imenso desta atividade.




Um especial agradecimento, de toda a turma, à doutora Susana Falardo que gentilmente nos cedeu esta palestra.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Pequenos cientistas -“Vamos dar à bomba como o teu coração”

Experiência: “Vamos dar à bomba como o teu coração”
Material:
1 garrafa de plástico vazia
1 palhinha de refresco
1 compasso
1 lápis
Cola líquida
1 adulto

Procedimento:
1-   Pede a um adulto para fazer um furo na garrafa com a ponta do compasso.
2-   Aumenta o buraco com o lápis.



3-   Depois coloca a palhinha de refresco.


4-   Põe cola líquida à volta da palhinha, para vedares o espaço entre a garrafa e a palhinha.



5-   Espera que a cola seque.
6-   Enche completamente a garrafa de água e fecha-a.



Será que a água escorre da Palhinha?
E se apertares a garrafa?
Conclusão:
A água não escorre sozinha. É preciso apertar a garrafa para que saia água.

O sangue também precisa que o empurrem para circular por todo o corpo.
O coração desempenha o papel de bomba.
É um músculo que possui compartimentos.
Quando de contrai, o sangue é expulso para fora dos compartimentos. Corre então através das artérias.
À medida que passa, alimenta os músculos e o resto do corpo.
Depois volta ao coração através de outros tubos, as veias.
Um novo bombear e eis que outro ciclo começa.

No final registámos individualmente a nossa experiência.


Curiosidade:
O coração de um homem adulto é do tamanho de um punho fechado e pesa apenas 340 gramas. Funciona ao ritmo de 72 batidas por minuto - 104 mil por dia, 38 milhões por ano e algo em torno de 2,5 bilhões de pulsações ao longo da vida. Ele bombeia 85 gramas de sangue a cada batida, o que equivale a mais de 9 mil litros por dia.
· O coração da mulher é um pouco mais acelerado; em 1 minuto, bate 8 vezes mais que o do homem. Nos recém-nascidos, bate 120 vezes por minuto.

sábado, 22 de outubro de 2011

Exposição de Halloween

O Halloween, nome original na língua inglesa, é um evento de cariz tradicional, que ocorre nos países anglo-saxónicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações pagãs dos antigos povos celtas.

Contudo, apesar de não fazer parte da nossa cultura, é indiscutível o fascínio que causa nas nossas crianças.


Desta forma, como o saber não ocupa lugar, iremos organizar uma exposição de trabalhos alusivos ao tema.

Os Encarregados de Educação que queiram participar deverão construir um gato em 3D, com muito amor, carinho  e originalidade já que este é o animal favorito das bruxinhas.


Os trabalhos serão expostos no polivalente da escola e haverá uma pequena lembrança para os três melhores gatinhos.

Conto convosco. Os trabalhos deverão ser entregues até ao dia 27 de Outubro de 2011.


glitters


quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Texto coletivo


   Hoje dia 20 de outubro de 2011 a turma da Amizade foi à padaria de Atalaia.  Chegados à padaria fomos recebidos pelo senhor Jairo, padeiro há 32 anos.
  A nossa atividade começou por conhecermos vários tipos de farinha entre elas a de trigo e a de milho.
  De seguida vimos uma máquina a amassar a farinha com água, sal e fermento.  Foi-nos explicado que
o fermento, ou as leveduras, atacam os açúcares da massa, transformando-os em dióxido de carbono (CO2). Durante o descanso da massa o gás formado dobra de volume, provocando o crescimento do pão.
   A massa foi então tendida pelo senhor Jairo e dividida por nós, para  a podermos amassar e fazer o nosso pão. Foi-nos mostrado como se faz as bolinhas, os pães cabeçudos e carcaças com "maminhas". Percebemos então que fazer pão é uma arte que requer uma aprendizagem e sobretudo muito amor e dedicação à profissão.



 Então, vimos então ir ao forno de lenha uns pãezinhos já levedados a uma temperatura de cerca 210 Cº. Passados cerca de 15 minutos o pão já estava pronto, tendo-nos sido oferecido para o nosso lanche, já na escola.


  Enquanto o pão esteve no forno foi -nos oferecido um pouco de broa de milho, que por sinal estava uma verdadeira delicia.

  Gostamos imenso desta aula dada pelo senhor Jairo que nos recebeu com tanto gosto, mestria e simpatia.

   De regresso à escola escrevemos este texto coletivo que queremos partilhar com todos.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Pequenos cientistas - “Vamos observar a digestão II"

Experiência: “Vamos observar a digestão”

Material:
1 bocado de pão
2 copos
1 colher
1 filtro de café

Procedimento:
1-    Enche o copo com água. Molha o pão na água, mantendo a colher por cima para a manter no fundo. Deixa-o durante 1 hora.
2-    Tira o pão de dentro da água com a colher. Com o que é que se parece ?
3-    Coloca o filtro de café no segundo copo e, no filtro, o pão molhado.
De seguida, comprime o filtro.
 A água que sai é límpida?
O que é que fica no filtro?
Conclusão:

O pão parece papa e a água do filtro é esbranquiçada, pois contém pedaços minúsculos de pão. Trata-se do mesmo princípio da digestão.
Em primeiro os dentes esmagam os alimentos e a saliva amolece-os. Depois, descem através de um tubo até ao estômago, onde outros líquidos começam a digeri-los .
Ao chegar ao estômago, o bolo alimentar passará a sofrer a acção química do suco gástrico (que contem pepsina), transformando-se em quimo.
O quimo segue então para a região pilórica, atravessa o duodeno onde recebe os sucos intestinais e o suco pancreático que, com a ajuda de enzimas, decomporão ainda mais a massa alimentar, transformando-a em quilo, que entra no intestino delgado.

Aqui, pelo efeito dos movimentos peristálticos do intestino, o quilo vai sendo empurrado em direcção ao intestino grosso, enquanto vai ocorrendo a absorção dos nutrientes, com a ajuda das vilosidades intestinais. A parte que não é aproveitada do quilo é, finalmente, evacuada pelo ânus sob a forma de fezes.


Observa:
Curiosidade:
 Tudo o que engoles percorre mais de 6 metros no interior do teu corpo. Quase 5 vezes a tua altura! Trata-se de facto, do comprimento do teu intestino.
 Este longo tubo está muito enrolado sobre si mesmo, pois se não fosse assim, não caberia na parte inferior da tua barriga.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Pequenos matemáticos

Tendo em conta o sucesso da Oficina de Ciências - Pequenos Cientistas e a Oficina de Escrita Criativa será dada continuidade no Projeto Curricular de Turma à Oficina de Matemática - Pequenos Matemáticos iniciada no terceiro período do ano passado.



Esta oficina surge da necessidade de ajudar o aluno a:

  • Conhecer os fatos e procedimentos básicos da Matemática, aplicando-os com compreensão.
  • Saber lidar com as ideias matemáticas em diversas representações adequando-as a diversas situações matemáticas.
  • Saber comunicar e racionar matematicamente descrevendo e justificando a sua compreensão e os procedimentos matemáticos que utilizam.
  • Promover a resolução de situações problemáticas e de quebra-cabeças utilizando as estratégias adequadas.
  • Conseguir estabelecer conexões compreendendo como as ideias matemáticas se inter-relacionam
  • Desenvolver o gosto pela matemática através de aulas práticas e dinâmicas, motivando o aluno a estimular a sua curiosidade.
  • Potenciar a aquisição de saberes  através da realização de actividades para uma melhor compreensão dos conceitos.
  • Desenvolver uma linguagem matemática adequada às situações apresentadas.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

“Vamos observar a digestão" – Parte 1 (Da boca até ao estômago)

16 de Outubro é o Dia Mundial da Alimentação.

Esta comemoração, que teve início em 1981, é na atualidade celebrada em mais de 150 países como uma importante data para conscientizar a opinião pública sobre a questões da nutrição e alimentação.

Assim, dada a aproximação desta data os pequenos cientistas exploraram hoje a digestão.


Experiência: “Vamos observar a digestão" – Parte 1
 (Da boca até ao estômago)

É muito importante mastigar corretamente os alimentos na boca. Vamos observar…
Material:
Saco de plástico transparente
Colher de água
Vinagre
Bolachas

Procedimento:
1-      Triturar as bolachas para dentro o saco.
2-      Juntar uma colher de água.
3-      Juntar o vinagre.
4-      Fechar o saco.
5-      Apertar suavemente o saco.
6-      Observar o que acontece.
Conclusão:
A digestão começa na boca. Trituramos as bolachas como fazem os nossos dentes, a água tal como a saliva amolece a bolacha formando o bolo alimentar.



 Bolo alimentar é o nome dado ao alimento que foi mastigado juntamente com a saliva, ficando reduzido a uma pasta mole.
Depois o bolo alimentar é impulsionado até à faringe com a coordenação dos movimentos dos lábios, da língua e dos movimentos peristálticos, seguindo, posteriormente, para o esófago. A esta passagem dá-se o nome de deglutição.
O bolo alimentar passa da faringe para o estômago, através dos movimentos peristálticos no esófago, continuando a sofrer a acção da saliva.
Ao chegar ao estômago, o bolo alimentar passará a sofrer a acção química do suco gástrico (que contém pepsina), transformando-se em quimo.



Assim, o vinagre no saco age como o suco gástrico no estômago.

Depois da experiência foi preenchida uma ficha de trabalho para consolidar a experiência.





 Com esta experiência compreendemos a importância de mastigarmos bem os alimentos, pois um dos grupos triturou pouco as bolachas necessitando de mais movimentos e de tempo para formar o "quimo".



Penso que esta aula foi do agrado de todos e permitiu aos alunos refletirem sobre a forma como comem introduzindo ainda de forma prática  conteúdos de terceiro ano.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Novidades fresquinhas...

No próximo dia 20 de outubro iremos à padaria aprender a fazer pão,  no âmbito das comemorações da Semana da Alimentação.
Vai ser fantástico colocar as mãos na massa e sentir o cheirinho e o sabor do pão acabado de fazer pelas nossas mãos. Prometemos fazer a reportagem completa aqui no blogue.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

outono

O outono visto pelos olhos da nossa turminha.


O outono é especial porque é pintor.
O outono é um arco-íris colorido cheio de cor, verde-escuro, amarelo, dourado, laranja, vermelho e castanho. Folhas de todas as cores com que podemos brincar. O verão foi-se embora e deixa o outono brincar.As andorinhas voam para Sul. Algumas árvores começam a perder as folhas. E no outono chega a castanha assada.(Ana Rita, Caetana e Carolina Ferreira)


Nós adoramos o outono porque é fofinho. As folhas caem e ficam amarelas, laranjas, vermelhas e castanhas. No outono há castanhas,romãs e as videiras dão uvas. Nós gostamos de andar de bicicleta,e de chapinhar nas poças de água.Os dias começam a ficar mais pequenos e frios. Nós adoramos o outono. (Beatriz, Carolina Nogueira, Carolina Serra,Pedro Gomes)

As folhas começam a cair das árvores. O vento sopra com força , a chuva cai do céu.
Os dias de sol acabaram o céu ficou cinzento, a temperatura baixou e a escola começou. O outono veio e o verão acabou. Trabalhamos muito e ficamos com os amigos e usamos casacos e gorros e camisolas de lã. O outono é tão bonito colorido de tantas cores. É lindo ver folhas cair da árvores , o outono é muito friorento e muito querido.  Há ainda a castanha assada, que bem que sabe. (Bruna, João, June,  Maribel)

O outono tem a tonalidade [cor] , castanho , amarelo , laranja...Regressamos à escola , fazemos novas amizades. O outono tem alegria muita companhia e muita harmonia. Nós passamos pelas ruas e vemos algumas árvores despidas. (Cátia, Maria, Pedro M. ,Vasco)


O outono é assim:
 As folhas mudam de cor para castanho, amarelo, vermelho, e laranja.
Cai muita chuva e há folhas no chão, faz muito vento e algumas árvores
ficam despidas e as crianças brincam nas poças de água. E a escola recomeça.(Gonçalo, Inês, Leonor, Tiago)


O outono é muito divertido e colorido podemos fazer coisas com as folhas das árvores.
Nesta estação regressamos à escola. As  folhas das árvores no outono ficam vermelhas,laranjas,castanhas e amarelas. Que bonito é o outono.
É tão divertido brincar com folhas do chão. O outono é mesmo bestial. (Catarina,Diana)


Nota da professora: Segundo o novo acordo ortográfico, os meses e as estações do ano passam a escrever-se com inicial minúscula.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Vamos... "ginasticar" .

Iniciámos mais uma manhã  no ginásio da escola com muita música, ritmo e boa disposição. A aula foi orientada pelas alunas Carolina Nogueira e Maria Carolina com a supervisão da professora.

Outono

O outono é a estação do ano que sucede ao verão e antecede o inverno. É caracterizado por queda na temperatura, e pelo amarelar das folhas das árvores, que indica a passagem de estações (exceto nas regiões próximas ao equador).
O Outono do hemisfério norte é chamado de "Outono boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "Outono austral". O "Outono boreal" tem início, no hemisfério norte, a 22 ou 23 de Setembro e termina a 21 ou 22 de Dezembro. O "Outono austral" tem início, no hemisfério sul, a 20 de Março e termina a 20 ou 21 de Junho.

                                                                                                                                 In, wikipédia



Aqui ficam uns acrósticos elaborados em sala de aula.

O outono é do melhor que há
Usamos casacos quentes
Temos folhas a cair das árvores
O outono é para  divertir a valer
No outono vestimos bluzas e gorros
O outono é genial.    (June,João,Maribel e Bruna)

O outono é bonito
Uma estação sem igual
Trás umas ricas castanhas
O vento sopra levemente
No chão caem as folhinhas
O outono também é uma diversão.  (Diana, Catarina, Sofia, Tiago Emanuel)

 O Outono é uma época fria
Uvinhas doiradas vamos comer
Também temos castanhas quentinhas
O céu tornou-se nublado
Nas romanzeiras temos belas romãs
O outono é uma época maravilhosa  (Ana Rita, Carolina, Caetana)


O Outono é divertido olhem só o que vi
Uma árvore despida com folhas encolhidas
Todas molhadinhas com medo de cair
Olhei para o chão e vi uma folha amarelinha
No meu bolso a guardei
O Outono é tão engraçadinho. (Gonçalo, Inês, Leonor e Tiago)


O outono é uma estação do ano
Um amigo muito divertido
Tantas folhas a cair
O outono é mesmo colorido
Nas maravilhas do ar
sol se vai esconder... (Beatriz , Carolina Nogueira, Carolina Serra, Pedro Gomes)


O outono é alegria
Um momento de magia
Tem muitas árvores despidas
Os dias são uma fantasia
No outono o céu fica cinzento
O outono é uma época fria  (Cátia, Maria Carolina, Pedro Martins, Vasco)

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Palavras soltas

Os meus alunos estão mesmo a crescer.
Foram eles que escreveram com a ajuda da família e passaram na escola, as suas "palavrinhas soltas" em jeito de poesia, no blogue.
No decorrer da próxima semana esperamos publicar aqui outros trabalhos. Promovendo desta forma, um verdadeiro processo de aprendizagem,  de crescimento e promoção da criatividade que ultrapassa a esfera do privado e se transforma num movimento de incentivo à leitura e à escrita. Até lá...


Acordar com alegria

Ao acordar
Ri com doçura e alegria
Num um momento de magia
Saber que  aqui vou
ver o que queria
vou escrever
assim  a minha fantasia
Será isto que a professora queria ?

Carolina Serra - 8 anos

O mar agitou

O mar agitou
O vento soprou
A Rita no barco
De madeira tombou

Caiu-lhe o sapato
Na vela foi bater
O sol apareceu
Lá para o lado de Évora
Quem irá se esconder ?

Diana Silva - 8 anos

Num dia de verão
Com o sol a queimar
À sombra de uma árvore
Na minha viagem estou a pensar


Num barco vou remar
Com força e alegria
Pelo mar até encontrar
Uma ilha de encantar.

Pedro Gomes - 8 anos

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Acrósticos

Poesia ou prosa poética a partir de um enunciado vertical.

O acróstico forma uma palavra, um pensamento ou um nome com o conjunto da primeira letra de cada verso, resultando um enunciado, possível de ser lido verticalmente.

A turma da Amizade deu largas à imaginação, aqui ficam alguns acrósticos elaborados em família.


Universo

Maravilhoso
Amanhecer
Rico em brisa
É  um paraíso
Sussura o...

Vento
Incrível
Vemos
Asteróides
Situados no universo

Maria Carolina - 8 anos

Sem pés nem cabeça...

Mar  ativo
A água  limpa.
Remar  no  mar.
É  limpeza
Sol  brilhante.


Vaca  leiteira
Imagem  sagrada
Viana  do  Castelo
A  maré  a  subir
Sapato  de  cristal.

Caetana - 8 anos

Sim vamos começar...

Muita atenção às aulas
As aulas são para aprender
Respeitar as professoras
É para valer
Sair no intervalo e é para cumprir.

Vamos começar o ano letivo
Importante, não faltar às aulas
Viva já é fim de semana é um bom motivo
As aulas acabaram adeus aulinhas
Sim vamos começar.

Vasco Silva - 8 anos

Porto Santo

Mar
Areia
Rochas
Érva
Sol

Vento
Ilha
Vagas
Água
Só me lembro do meu Porto Santo.

Carolina Nogueira - 8 anos

"Vamos "ginasticar"...

A turma da Amizade começou o dia em alta, no ginásio da escola com muita música, ritmo e boa disposição. A aula foi orientada pelas alunas Diana e Caetana com a supervisão da professora.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Pequenos cientistas - "impressões digitais"

Os pequenos cientistas estiveram hoje a observar as suas impressões digitais e chegaram à conclusão que as impressões digitais são únicas em cada individuo.

Material:
almofada de carimbos
folha branca
lupa

Procedimentos

1- Colocar o dedo indicador da mão direita na almofada de carimbos.
2 - Colocar o dedo indicador numa folha branca.
3 - Limpar o dedo com algodão e álcool
4 - Observar com a lupa as várias impressões deixadas pelos elementos do grupo.




Sugestão:
Transformar as impressões em flores, borboletas, joaninhas...




Curiosidade:
As impressões digitais são únicas em cada indivíduo, sendo diferentes inclusive entre gêmeos univitelinos. Tal característica, chamada unicidade, as faz serem utilizadas como forma de identificação de pessoas há séculos.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Pequenos cientistas - "Será que vai chover?"

Pequenos Cientistas
1. VAI CHOVER?
  • pinha, de preferência pequena
  • copo transparente com água



A pinha que fecha e abre

Quando começa a chover, as pinhas dos pinheiros e dos abetos fecham-se para que as sementes continuem secas.
Se puseres a pinha seca em água, podes verificar como se fecha em pouco mais de uma hora. Se a deixares secar, volta a abrir.




Normalmente chove quando o ar está muito húmido. Um aparelho que mede a humidade do ar chama-se higrómetro (que nome!). A pinha é um higrómetro. A pinha ``sabe'' quando vai chover: ela fecha quando o ar está mais húmido e abre quando o ar está mais seco.
Não te esqueças de olhar bem para as pinhas no chão na próxima vez que fores passear a um pinhal qualquer e passares debaixo de um pinheiro. Se estiverem fechadas, o tempo está húmido. Se estiverem abertas, o dia está quente e seco.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Feliz aniversário

A turma da Amizade está mesmo em festa. Hoje faz anos a bonequinha June.

Desejo-te do fundo do meu coração um...

glitters

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Feliz aniversário

Desejo de coração  um feliz aniversário à Sofia.  Que seja uma ano repleto de sucesso com tudo de bom.

Um beijinho muito especial para esta bonequinha linda.

glitters