quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Pequenos cientistas - “Vamos observar a digestão II"

Experiência: “Vamos observar a digestão”

Material:
1 bocado de pão
2 copos
1 colher
1 filtro de café

Procedimento:
1-    Enche o copo com água. Molha o pão na água, mantendo a colher por cima para a manter no fundo. Deixa-o durante 1 hora.
2-    Tira o pão de dentro da água com a colher. Com o que é que se parece ?
3-    Coloca o filtro de café no segundo copo e, no filtro, o pão molhado.
De seguida, comprime o filtro.
 A água que sai é límpida?
O que é que fica no filtro?
Conclusão:

O pão parece papa e a água do filtro é esbranquiçada, pois contém pedaços minúsculos de pão. Trata-se do mesmo princípio da digestão.
Em primeiro os dentes esmagam os alimentos e a saliva amolece-os. Depois, descem através de um tubo até ao estômago, onde outros líquidos começam a digeri-los .
Ao chegar ao estômago, o bolo alimentar passará a sofrer a acção química do suco gástrico (que contem pepsina), transformando-se em quimo.
O quimo segue então para a região pilórica, atravessa o duodeno onde recebe os sucos intestinais e o suco pancreático que, com a ajuda de enzimas, decomporão ainda mais a massa alimentar, transformando-a em quilo, que entra no intestino delgado.

Aqui, pelo efeito dos movimentos peristálticos do intestino, o quilo vai sendo empurrado em direcção ao intestino grosso, enquanto vai ocorrendo a absorção dos nutrientes, com a ajuda das vilosidades intestinais. A parte que não é aproveitada do quilo é, finalmente, evacuada pelo ânus sob a forma de fezes.


Observa:
Curiosidade:
 Tudo o que engoles percorre mais de 6 metros no interior do teu corpo. Quase 5 vezes a tua altura! Trata-se de facto, do comprimento do teu intestino.
 Este longo tubo está muito enrolado sobre si mesmo, pois se não fosse assim, não caberia na parte inferior da tua barriga.

Sem comentários:

Enviar um comentário