quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Desafio de outono...

Foi lançada a toda a turma a proposta, de pesquisar sobre o outono, tendo por objetivo a escrita de um texto individual, tendo por base este tema.

A adesão foi enorme, assim como a elevada qualidade na apresentação dos textos. Tendo sido difícil a eleição do melhor. Desde já o meu agradecimento a todos os pais que acompanharam com empenho o processo de elaboração do texto em casa. Estão todos de Parabéns!

Aqui ficam dois textos, o primeiro obteve maior pontuação entre os alunos e o segundo texto foi eleito pela professora.



A beleza colorida do outono

O outono é uma das quatro estações do ano. Começa no dia 22 ou 23 de setembro e acaba no dia 20 ou 21 de dezembro.
Fazem-se as vindimas e depois vinho, colhem-se as frutas do outono e fazem-se doces e compotas, colhe-se o milho e escarapela-se.
No outono comemora-se o S. Martinho com castanhas que caíram dos castanheiros, e a batata-doce assada ou cozida. Comem-se muitos frutos as nozes, amêndoas, avelãs,…,dióspiros, romãs, figos…
As andorinhas, os patos bravos, as cegonhas e as rolas migram para zonas mais quentes, pois o frio aproxima-se. Para Portugal vêm os flamingos, as tarambolas e as narcejas.

É uma estação do ano repleta de sensações:

Sensações visuais, quando olhamos para as tonalidades das folhas das árvores que oscilam entre o castanho, o amarelo e o vermelho.

Sensações olfativas como o cheiro do mosto, quando nos aproximamos das adegas onde se faz o vinho, o cheiro da terra molhada depois das primeiras chuvas.

Sensações auditivas como o som do vento a bater nas árvores, ou as primeiras trovoadas, a chuva a bater as janelas.

Adoro o outono é uma época em que as folhas rodopiam e caem no chão fazendo a beleza colorida desta estação.

                                                                          Maria Carolina- 9 anos
 
 

 O outono
 
_ Queres saber coisas sobre o outono? Eu digo-te:
O outono inicia a 23 de setembro com o equinócio. O equinócio é o momento anual em que o sol fica à mesma distancia no equador, fazendo com que o dia e a noite tenham  a mesma duração. 
Nesta altura há muitas mudanças espantosas: a temperatura baixa, as cores começam a mudar, as folhas começam a cair e as aves começam a migrar. Temos dias ensolarados com temperaturas amenas e, se forem no início de novembro, dá-se o nome de “verão de S. Martinho”.  No outono o tempo está um pouco nublado e chuvoso e para não nos constiparmos temos de nos aquecer bem.
É a época da queda das folhas, dos tons amarelos e castanhos nas árvores e laranja nos céus, dos frutos deliciosos (uvas, diospiros, marmelos e castanhas), é altura das vindimas, de andar nos campos e de nos aconchegarmos até ao inverno.
Gosto do calor da chaminé, da cor dos campos, de ouvir a chuva a cair no conforto da cama quente e das castanhas assadas. O outono é divertido e alegre, é quando começam as aulas, e eu adoro porque posso estar com os meus amigos.  
O outono é lindo e encantador!
 
June Souza - 9 anos


Sem comentários:

Enviar um comentário