sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Novidades fresquinhas...

Olá a todos os amiguinhos e seguidores do nosso blogger. Tivemos um problema técnico com o nosso computador, tendo sido impossível fazer a atualização. Assim, temos tanto para contar, pois temos realizado várias pesquisas, realizado várias experiências e até fizemos uma visita de estudo.


Aprendemos muito sobre as plantas e sabemos agora que há plantas que se reproduzem por germinação da semente. Enquanto que outras plantas se reproduzem por estacas, como a roseira ou a sardinheira.

Temos vindo também a observar o crescimento das nossas sementes. (feijões e girassóis)








Iniciámos também a construção de um herbário. Para quem não sabe um herbário é uma coleção dinâmica de plantas secas prensadas, de onde se extrai, utiliza e adiciona informação sobre cada uma das populações e/ou espécies conhecidas e sobre novas espécies de plantas.







Estamos a aguardar cerca de duas a três semanas até abrir a prensa, dando inicio à catalogação das plantas.

A professora Cláudia também deu uma  ajuda na consolidação do estudo das plantas, tendo preparado uma aula.


O estudo das plantas levou-nos a querermos saber um pouco mais sobre o solo.

Chama-se solo à camada mais superficial da Terra, constituída por matéria orgânica e vida bacteriana, onde se desenvolvem as culturas.

Recolhemos em grupo, amostras de solo de diferentes locais do nosso recreio. E com a ajuda de uma lupa e de um microscópio observámos as suas caraterísticas.




Percebemos que o solo arenoso do nosso recreio é um solo permeável, sendo mau para a agricultura.

Os terrenos argilosos são impermeáveis, não deixam passar água. Quando secam tornam-se muito duros.


O solo fértil da nossa horta é um solo húmido, rico em restos de animais e plantas. É um solo arável e bom para a agricultura.



Fomos ainda ao Teatro Infantil de Lisboa conhecer a história de um menino que tal como nós também plantou feijões...

Sinopse

Quando Jack nasceu... Já foi há muitos e muitos anos... Os pais viviam num lugar que, nessa altura, era uma terra de ninguém! Este lugar tinha tudo... Que mais podiam desejar? E todos se davam bem, cultivavam, partilhavam e a felicidade era tanta que ao fim do dia cantavam!Mas um dia, um triste dia, algo estranho aconteceu... Relâmpagos, trovoada!... Dizem que a terra tremeu... Foi então que perceberam que tudo estava diferente! Dos terrenos cultivados não havia, nem sinal… e os animais fugiram, algumas casas caíram… foi então que perceberam que tudo estava diferente!Foi nesse dia distante... pois foi mesmo nesse dia... que o nosso Jack nasceu!
 E a história...vai começar!



 

Sem comentários:

Enviar um comentário