quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Tradições Portuguesa - As janeiras

Em Portugal cantam-se as Janeiras, a 6 de Janeiro.
·  As Janeiras são uma tradição antiquíssima

Formam-se grupos pequenos ou com dezenas de elementos que cantam e animam as localidades, indo de casa em casa ou colocando-se num local central (esta é uma versão mais recente), desejando de uma forma tradicional um bom ano a todos os presentes.

Nos grupos de janeireiros, toca-se pandeireta, ferrinhos, tambor, acordeão e viola, por exemplo.

Em muitas aldeias esta tradição mantém-se viva, especialmente no Norte de Portugal e nas Beiras.

"No entanto, cantar as Janeiras ainda se faz um pouco por todo o País".

As pessoas visitadas eram (são) normalmente muito recetivas aos cantores e aos votos que vêm trazer, dando-lhes algo e desejando a todos um bom ano. In, cantinho dos miúdos


Pois é a Turma da Amizade também escreveu as janeiras aos seus coleguinhas. Destacando-se o trabalho da Maria Carolina, que dedicou a toda a turma, sem esquecer a sua professorinha.
 Ora vejam lá...

Professora Sílvia
Desejo à minha professora
Uma vida cheia de paz e harmonia
Na companhia dos seus alunos
Trabalhando dia-a-dia.

Vasco
Para o Vasco palhacito
Meu amigo do jardim
Desejo-te tudo de bom
E que não te esqueças de mim.

June
Desejo à minha amiga June
Uma vida bem risonha
Que tenha muitos amigos
E nunca sejas enfadonha.

Sofia
Desejo que sejas atinada
Mas brinca de mais a Sofia
Deixa-me sem paciência
De tanta conversa vazia.

João
Desejo-te tudo de bom
Ao João que é trapalhão
Mas merece ser muito feliz
Ele e o seu irmão.

Beatriz
Queria que fosses feliz
E tivesses sempre amigos
A minha amiga Beatriz
Desejo que se afaste dos perigos.

Gonçalo
A seguir vem o Gonçalo
Ao qual eu vou desejar
Paz, Saúde e Amor
E uma vida de encantar.

Pedro Miguel
Embora não brinque muito com ele
Um Bom Ano vou desejar
Pedro Miguel, meu colega
Temos muito que brincar.

Bruna
Ainda agora aqui cheguei
E à Bruna vou desejar
Que seja muito feliz
Sem nada lhe faltar.

Inês
À minha amiga Inês
Também lhe quero dizer
que tenha muitos amigos
e que seja feliz a valer.

Catarina
Aqui estou nesta sala
Para desejar à Catarina
Que seja muito feliz
E também boa menina.

Cátia
É muito boa rapariga
Mas também muito traquina
Quero que sejas feliz
São os desejos da Carolina.

Caetana
Caetana minha amiguinha
Eu não me ia esquecer
Desejo-te tudo de bom
Que sejas feliz a valer.

Ana Rita
Para a traquina dos caracóis
Ana Rita, a espertalhona
Desejo que sejas feliz
E não escorregues na esfregona.

Diana
À Diana vou desejar
Que sejas muito feliz
Continua a brincar
E não partas o nariz.

Carolina Nogueira
Boas Festas
Aqui venho desejar
À Carolina Nogueira
Uma menina exemplar.

Carolina Ferreira
Para a Carolina Ferreira
Desejo-te muita alegria
Que tenhas tudo de bom
Num mundo de fantasia.
Pedro Gomes
Um Feliz Ano Novo
Ao Pedro Gomes quero desejar
Toca muito bem violino
E gosta muito de explorar.

Carolina Serra
Às vezes é minha amiga
Outras vezes não quer ser
Desejo-lhe muita saúde
E um beijinho lhe vou oferecer

Tiago David
Para o Tiago David
Que nunca brinca comigo
Desejo-lhe que seja feliz
E que possa ser meu amigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário