sexta-feira, 20 de maio de 2011

Oficina de Poesia

 Toda a caminhada começa com o primeiro passo...

Por vezes os alunos sentem dificuldade ao escrever poesia, pois pensam que é necessário rimar.
 Assim, fase inicial deste projecto procurou-se incentivar os alunos, a perderem os seus receios e a começarem a escrever os chamados "versos livres" que não seguem nenhuma metrica. No entanto, foi explicado aos alunos que:

Estrofe - É um conjunto de versos. E conforme o números de versos em cada estrofe atribui-se-lhe um nome.

Terceto - estrofe de três versos.
Quadra - estrofe de quatro versos.



 
2ª SessãoNa segunda sessão,  foi dado aos alunos verso a verso do poema "Trocas" de Luísa Ducla Soares, tendo os alunos que completarem algumas partes em falta.
Sentados em círculo aproveitamos a sombra de uma árvore e os alunos apresentaram o seu trabalho à turma. No final a professora leu o poema original.



"TROCAS"


Se me deres
a
tua paixão

dou-te um gomo de maçã.


Se me deres
um amor

dou-te as asas de uma rã.


Se me deres
uma
alegria

dou-te a flor que dá a lã.


E se eu
não te der nada ?

Largo aqui uma boca
para te dar um beijo.
              Beatriz Estevão - 8 anos

"TROCAS"


Se me deres
a
tua alegria

dou-te um gomo de maçã.


Se me deres
um
vento de amor

dou-te as asas de uma rã.


Se me deres
uma uma
flor de Inverno

dou-te a flor que dá a lã.


E se eu
não te der nada ?

Largo aqui uma borboleta
para te dar amor.
                   Leonor Frade - 8 anos
Poema original

"TROCAS"

Se me deres
a lapiseira
dou-te um gomo de maçã.


Se me deres
um livrinho
dou-te as asas de uma rã.


Se me deres
uma boneca
dou-te a flor que dá a lã.


E se eu
não te der nada ?

Largo aqui uma galinha
para te dar uma dentada.
           (Luísa Ducla Soares)

Sem comentários:

Enviar um comentário