Toda a caminhada começa com o primeiro passo...
Por vezes os alunos sentem dificuldade ao escrever poesia, pois pensam que é necessário rimar.
Por vezes os alunos sentem dificuldade ao escrever poesia, pois pensam que é necessário rimar.
Assim, fase inicial deste projecto procurou-se incentivar os alunos, a perderem os seus receios e a começarem a escrever os chamados "versos livres" que não seguem nenhuma metrica. No entanto, foi explicado aos alunos que:
Estrofe - É um conjunto de versos. E conforme o números de versos em cada estrofe atribui-se-lhe um nome.
Terceto - estrofe de três versos.
Quadra - estrofe de quatro versos.
2ª Sessão – Na segunda sessão, foi dado aos alunos verso a verso do poema "Trocas" de Luísa Ducla Soares, tendo os alunos que completarem algumas partes em falta.
Sentados em círculo aproveitamos a sombra de uma árvore e os alunos apresentaram o seu trabalho à turma. No final a professora leu o poema original.
"TROCAS"
Se me deres
a tua paixão
dou-te um gomo de maçã.
Se me deres
um amor
dou-te as asas de uma rã.
Se me deres
uma alegria
dou-te a flor que dá a lã.
E se eu
não te der nada ?
Largo aqui uma boca
para te dar um beijo.
Beatriz Estevão - 8 anos"TROCAS"
Se me deres
a tua alegria
dou-te um gomo de maçã.
Se me deres
um vento de amor
dou-te as asas de uma rã.
Se me deres
uma uma flor de Inverno
dou-te a flor que dá a lã.
E se eu
não te der nada ?
Largo aqui uma borboleta
para te dar amor.
Leonor Frade - 8 anosPoema original
"TROCAS"
Se me deres
a lapiseira
dou-te um gomo de maçã.
Se me deres
um livrinho
dou-te as asas de uma rã.
Se me deres
uma boneca
dou-te a flor que dá a lã.
E se eu
não te der nada ?
Largo aqui uma galinha
para te dar uma dentada.
(Luísa Ducla Soares)
Sem comentários:
Enviar um comentário