quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A jogar também se aprende...

Os jogos de tabuleiro são úteis para estimular e desenvolver importantes habilidades, como a comunicação verbal, o raciocínio lógico e a interação social, qualquer que seja a idade dos jogadores.

Para as crianças em idade escolar, os jogos auxiliam na transmissão dos conceitos básicos de comportamento e convivência, como a paciência, a partilha, bem como o conceito de vitória e derrota.

 Além disso, os jogos são importantes para ensinar o conceito de limites: assim como na vida, o jogo tem certas regras que devem ser obedecidas.

Para as crianças os jogos de tabuleiro podem oferecer uma grande ajuda para estimular conceitos da alfabetização básica e do raciocínio lógico e numérico.

 Ao jogar, as crianças exercitam esses conceitos de uma forma lúdica e divertida, absorvendo conhecimentos que ajudarão no seu crescimento pessoal.

Desta forma, vários alunos da Amizade aproveitaram uma aula de Apoio ao Estudo para iniciarem a aprendizagem do jogo das damas. Acreditem, só uma a aula soube a pouco, havendo muito a aprender...




Boa partida, amigos...

Outra parte da turma dedicou-se à construção de puzzles.

 Os puzzles ajudam as crianças a desenvolver e a melhorar o raciocínio. Eles ajudam a perceber relações “do todo com a parte” e aumentam a percepção visual e espacial.

Dependendo dos temas dos puzzles, estes também podem ensinar-lhes uma grande variedade de tópicos como o alfabeto, os números, as cores, reconhecimento de formas, e ainda noções de categorias como veículos de transportes, animais de estimação, etc...

Os puzzles são também uma forma divertida de melhorar a perícia e as capacidades motoras das crianças.
Olhem que meninas tão concentradas...

Será sem dúvida uma experência a repetir. A concentração, o empenho e o bom ambiente foram notórios.

Apesar de termos todos uma vida muito atarefada, deixo como sugestão uma partida de damas entre pais e filhos, pois há muito a desenvolver. Comecem por explicar de novo as regras, pois uma aula só, foi muito pouco. Acredito também que um puzzle também fará a delicia de todos... Divirtam-se muito :)

Sem comentários:

Enviar um comentário