terça-feira, 30 de novembro de 2010

Restauração da Independência

PORTUGAL - 01 DE DEZEMBRO DE 1640

A Restauração da Independência é um feriado comemorado em Portugal anualmente no dia 1 de Dezembro, para assinalar a recuperação da independência nacional face à Espanha em 1640, que durante 60 anos ocupou o país e o oprimiu. um grupo de conspiradores, constituído por nobres e juristas aclamou o duque de Bragança como Rei de Portugal, com o título de D. João IV (1640-1656), dando início à quarta Dinastia - Dinastia de Bragança.

sábado, 27 de novembro de 2010

Testes intermédios de 2º ano

Ano Lectivo 2010/2011
Os testes intermédios são instrumentos de avaliação disponibilizados pelo GAVE às escolas. Têm como principais finalidades permitir a cada professor aferir o desempenho dos seus alunos por referência a padrões do âmbito nacional, ajudar os alunos a uma melhor consciencialização da progressão da sua aprendizagem e contribuir para a sua progressiva familiarização com instrumentos de avaliação externa, processo a que estarão sujeitos no final dos ciclos do ensino básico.

Para mais informações consultar:

http://www.gave.min-edu.pt/np3content/?newsId=9&fileName=InfoConj_LP_Mat_1_CEB_.pdf

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Turma da Amizade em festa

Cá estamos nós, para divulgarmos o aniversário da princesinha Diana.
A mãe da Diana trouxe hoje dia 15 de Novembro um bolo para festejar connosco os seus 8 aninhos.
O bolinho era muito bonito e uma verdadeira delícia como podem imaginar pela a sua foto.

Um grande beijinho de carinho para a Diana, com sinceros votos de Felicidade da turma da Amizade

domingo, 14 de novembro de 2010

Corta-mato




Na passada sexta-feira, o tempo deu uma ajudinha ao nosso corta-mato escolar, depois de ter sido adiado devido à chuva.
Bem cedo pela manhã, no dia 12 de Novembro de 2010, os professores e o Sr. António (Presidente da Associação de Pais) prepararam tudo para que às 10h fosse possível dar início às provas. Mas antes ainda houve tempo para um fabuloso aquecimento geral, como mandam as regras. O pré-escolar foi o primeiro a aventurar-se, seguindo-se os alunos do 1º ciclo.
Os alunos que se classificaram nos três primeiros lugares, tanto masculinos como femininos (pré, 1.º e 2.º ano, 3.º e 4.º ano) tiveram direito a medalhas gentilmente oferecidas pela Junta de Freguesia da Atalaia. Aproveito desde já para agradecer em nome das crianças.
A turma da Amizade esteve de parabéns tendo conseguido 5 medalhas, assim como todos os participantes que receberam no final um diploma de participação.
Foi uma manhã bem passada com um ambiente fantástico, com o pré-escolar em perfeita simbiose com o 1º Ciclo.

Dá gosto trabalhar assim... VIVA A ATALAIA DESPORTIVA

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Festa do Magusto

Hoje foi um dia diferente na EB1 e JI da Atalaia.

Foi realizada uma caça ao tesouro no Museu Agricola da Atalaia. As equipas foram formadas com alunos do Pré- Escolar ao 4 ano. Pudemos assim, fazer novas amizades e ajudar os meninos e meninas mais pequeninos.


Foi divertido explorar o Museu seguindo as pistas do tesouro.




Fizemos também estafetas com água no JI da Atalaia.  Tinhamos de encher meio garrafão de água, com um copo, passando por vários obstáculos.





Na escola colorimos um cartucho de castanhas. À tarde vimos como se assavam as castanhas antigamente, com caruma e está claro que comemos as tão saborosas castanhas assadinhas.





quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Dia de S. Martinho

“Dia de S. Martinho, lume castanhas e vinho”
diz o ditado popular...

Diz a lenda que Martinho, nascido na Hungria no ano
316, era um soldado cujo nome foi escolhido pelo seu
Pai, um general romano, em homenagem a Marte o
Deus da Guerra e protector dos soldados.
Certo dia de Novembro, muito frio, estando em França
ao serviço do Imperador, ia Martinho no seu cavalo a
caminho da cidade de Amiens quando de repente
começou uma terrível tempestade. A certa altura surgiu
à beira da estrada um pobre homem a pedir esmola.
Como nada tivesse, Martinho, lembrou-se da sua capa
de soldado e, sem hesitar pegou na sua espada, cortou
a capa ao meio e deu uma das metades ao pobre para
que este se protegesse do frio. Nessa altura a chuva
parou e o Sol começou a brilhar ficando, inexplicavelmente,
um tempo quase de Verão. Daí que
esperemos, todos os anos, o Verão de S. Martinho,
concretamente no dia 11, a data da morte do Santo. E
a verdade é que S. Martinho raramente nos
decepciona. Em sua homenagem, comemoramos o dia
11 com as primeiras castanhas do ano, acompanhadas
de vinho novo. É o Magusto que faz parte das tradições
do nosso País.


Turma da Amizade em Festa

No dia 8 de Novembro a nossa pequena artísta Ana Rita fez oito aninhos e trouxe um bolinho para partilhar com os colegas.
Era um bolo especial!
O desenho deste bolo foi feito por ela, em papel. Depois ela e a mãe foram a uma pastelaria e levaram o desenho, para que o pasteleiro fizesse o bolo. Gostamos muito do bolinho, da festa e das espetadinhas de gomas.

Aqui fica a foto do bolinho.


PARABÉNS ANA RITA! QUE TODOS OS TEUS SONHOS SE REALIZEM.

domingo, 7 de novembro de 2010

Actividades de S. Martinho - Atalaia Desportiva

Na semana de 8 a 12 de Novembro, iremos desenvolver diferentes actividades desportivas, integradas no Plano Anual de Actividades - Atalaia Desportiva. Com estas actividades temos como objectivos:

- Sensibilizar os alunos para os benefícios da prática desportiva;
-Incutir nos alunos o valor da saúde, da cooperação e do empenho;
- Priviligiar o desporto como forma de realizar laços sociais de amizade.

1ª Actividade

9 de Novembro - Corta-mato escolar com todos os alunos do JI e EB1 da Atalaia, organizados por vários escalões. Junto à Escola da Atalaia, no período da manhã.

2ª Actividade

11 de Novembro - Caça ao Tesouro, Corrida de Sacos, Gincana.
Estas actividades serão realizadas no período da manhã no Museu Agrícola da Atalaia.
No período da Tarde haverá a já tradicional castanhada assada.

Os alunos deverão trazer vestuário e calçado adequado à prática desportiva.
Os alunos cumprirão o horário normal.

Visita ao Moinho do Esteval

A turma da Amizade foi visitar o moinho do Esteval no Montijo no dia 3 de Novembro de 2010.

O Moinho de vento do Esteval, cuja construção data de 1826, localiza-se junto à Rotunda da Força Área, na freguesia de Montijo. Trata-se de um exemplo emblemático dos moinhos denominados do Sul de Portugal, com torre fixa e capelo rotativo.
No exterior do edifício, no topo da porta encontra-se um painel de azulejo representando a N. S.ª da Atalaia, símbolo das tradições religiosas do concelho. O Moinho do Esteval ou Moinho Velho funcionou até ao início do século XX. Foi reconstruído em 2000 sob a responsabilidade da Secção Portuguesa da Sociedade Internacional de Molinologia, ao abrigo do Programa de Renovação Urbana. A reconstrução respeitou a traça tradicional, mantendo o sistema de moagem em funcionamento.
O Moinho é caracterizado pela torre fixa em alvenaria de pedra cuja orientação é realizada por sarilho interior, é composto pela Torre, pelo Aparelho Motor Externo e pelo engenho de Moagem.
ATorre fixa é de uma sólida construção cilíndrica, ligeiramente cónica, com grossas paredes de pedra, é constituída por três pisos: o rés-do-chão, o soto e o sobrado. No sobrado localiza-se a moenda assente em vigas de madeira. No soto situa-se o urreiro. Os pisos superiores são servidos por um lanço de escadas em pedra, que se desenvolvem a partir do lado esquerdo da porta. A porta está orientada para Sul.
O Aparelho Motor Externo é composto pelo Capelo, pelo Mastro, pela Entrosga , pelas Varas, Cordas e Velas.
O capelo, a cobertura do moinho, tem a forma cónica constituída por uma estrutura radial em madeira forrada a chapa zincada pintada a negro. Assenta no fechal de madeira cujas rodas encalham no fechal de pedra possuindo mobilidade rotacional. No topo do capelo foi colocado um cata-vento que se prolonga para o interior do moinho fazendo rodar um ponteiro que indica ao moleiro a direcção do vento.
A entrosga está fixa ao mastro. No topo do eixo vertical do moinho existe um carreto onde engrenam os dentes da entrosga, que fazem rodar o carreto.É assim que, a energia gerada no mastro pela acção do vento é captada pelas velas transmitindo movimento à mó. O moinho possui um casal de mós, sendo uma delas fixa e a outra móvel.
O Mastro atravessa o edifício na diagonal e possui oito varas, quatro de velas e quatro de escotas. Existem cinco mudas de velas: a vela, a meia vela, o velacho, o traquete e pontas. O moleiro abre as velas de acordo com o tipo de vento.
O Engenho de Moagem é composto pelo Carreto, Veio, Casal de Mós, Tegão e Urreiro.
O Moinho de Vento do Esteval faz parte de um conjunto de onze moinhos que laboravam no concelho. A sua recuperação representa a vontade da Autarquia em preservar e valorizar o património cultural e o património construído, devolvendo à população a memória do espaço, cumprindo, desta forma, a sua função social e reforçando a identidade local.
Este equipamento moageiro pré-industrial, é utilizado, como recurso pedagógico em visitas guias às escolas e público em geral.