domingo, 12 de dezembro de 2010

Matemática Viva


Numa perspectiva educacional, formular e resolver problemas é uma componente essencial de fazer Matemática e permite o contacto com ideias matemáticas significativas.
É, também, uma oportunidade de envolver os alunos, desde muito cedo, em questões de modelação matemática que, tradicionalmente, são consideradas como tópicos de Matemática mais avançada.


Um problema ou a sua resolução originam, na maior parte das vezes, problemas adicionais ou conceitos teóricos que por sua vez suscitam novos problemas matemáticos.

Além disso, a resolução de problemas:
  • proporciona o recurso a diferentes representações e incentiva a comunicação;
  • fomenta o raciocínio e a justificação;
  • permite estabelecer conexões entre vários temas matemáticos e entre a Matemática e outras áreas curriculares;
  • apresenta a Matemática como uma disciplina útil na vida quotidiana.
Tendo em conta esta linha de pensamento foi lançado um desafio prático à turma:

Quantos círculos teríamos de recortar, para construir 24 bolas de Natal, sabendo que cada bola levaria 10 círculos ? 

Três dos alunos presentes foram muito rápidos a responder.
O Gonçalo e a Carolina Nogueira contaram de 10 em 10 apontando para os colegas.

A Ana Rita chegou 1º à resposta, em menos de um minuto foi realmente impressionante.

Quando lhe perguntei como conseguiu tanta rapidez, respondeu com simplicidade que:

Para 10 alunos necessitaria de 100 círculos, logo para 20 alunos seríam necessários 200 círculos, bastando juntar mais 40 círculos pelos restantes 4 alunos, visto serem 24 alunos. Total 240 círculos.

Contudo, o Gonçalo sendo muito perspicaz levantou um problema adicional com uma questão prática:

Será que com simples círculos iríamos ser capazes de construir uma bola ?

A turma acabou por se dividir, uns diziam que sim, outros que não.

Chegou então a hora de passar das palavras à acção







Aqui fica a promessa de tirar uma foto à sala, quando as 24 bolas estiverem concluídas e colocadas no tecto.

Sem comentários:

Enviar um comentário