Organização de Ideias
As sugestões referidas são uma base de trabalho para que a criança pratique a construção de textos. Para o fazer terá que melhorar a capacidade de estruturar as suas ideias, observando, por exemplo, uma sequência lógica (cronológica ou não) na elaboração de um texto.
Contar/ler em conjunto histórias, relatos de passeios ou viagens, etc..
Observação e análise de imagens. Após uma observação conjunta, bem atenta, far-se-á a enumeração de elementos presentes, a sua descrição e poder-se-á construir histórias que são “sugeridas” pelas imagens.
Construção de frases:
- com palavras escolhidas pela criança;
- referentes a uma história lida ou ouvida;
- referente a uma gravura.
Fazer cópias de excertos de textos escolhidos pelas crianças (em prosa e verso).
Leituras.
Poesias e quadras.
Relato escrito de viagens e passeios realizados em família.
Redacção de avisos, recados, etc..
Fazer a lista das compras.
Ortografia
Ditado-exercício.
Leitura com observância das palavras cuja grafia a criança deve fixar.
Divisão das palavras em silabas.
Cópias motivadas.
Organização de cartazes com a relação das palavras cuja grafia esteja sendo objecto de estudo. Emprego dessas palavras em frases e ditados.
Ditado-prova.
Sem comentários:
Enviar um comentário